10.3.12

Valor Econômico - Economia

A utilidade de contar histórias
Por Olga de Mello | Para o Valor, do Rio

Divulgação / DivulgaçãoMadelyn: "O 'storytelling' é voltado para o entrosamento das equipes. O compartilhamento é de histórias que envolvam o trabalho"

Compartilhar experiências profissionais é um dos mais eficientes instrumentos para revigorar uma empresa, afirma a especialista Madelyn Blair, que esteve semana passada em São Paulo para ministrar o curso Storytelling e o Segredo de uma Comunicação Excelente, durante o 2º Seminário Internacional do Fórum Permanente de Gestão do Conhecimento, Comunicação e Memória. Em entrevista exclusiva ao Valor, a consultora diz que já ouvira falar da "maravilhosa energia" dos brasileiros, mas pondera que contar histórias nas empresas nada tem a ver com o hábito nacional de abrir a vida pessoal para desconhecidos: "O 'storytelling' é voltado especificamente para o entrosamento das equipes, que desenvolverão a autoconfiança necessária para enfrentar momentos de crise. O compartilhamento é de histórias que envolvam o trabalho."

Com formação original em matemática, especializada em finanças e em psicologia, Madelyn fundou em fins da década de 1980 a Pelerei, consultoria que desenvolveu projetos para organizações como o Fundo Monetário Internacional, o Banco Mundial, o Smithsonian Institute e o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. No FMI ela assistiu ao início de uma transformação a partir de uma atividade de "storytelling".

"Os relatos de muitas mulheres traziam queixas quanto a preconceito, e isso levou à análise de suas posições na instituição e a uma mudança da cultura. Nem sempre o compartilhamento de histórias oferece respostas para problemas vindos de fora, mas podem modificar a estrutura interna."

Segundo a consultora, mesmo os reservados executivos asiáticos dificilmente impõem resistência a contar experiências profissionais. A maioria das pessoas se orgulha em mostrar as soluções encontradas para problemas, o estabelecimento de novos parâmetros ou a criação de uma imagem, diz Madelyn.

"A humanidade vem contando histórias há milênios. Em algumas sociedades, essa é a base das tomadas de decisão. Quando há um esforço para reunir as histórias de um grupo, surge uma coesão entre seus membros. Os valores e as características se revelam a partir desses relatos", afirma.

Disseminar tais valores é essencial no mundo globalizado, em que os choques culturais podem inviabilizar negócios. O "storytelling" torna-se, então, uma ferramenta organizacional para a identificação de novos processos, quebrando barreiras. "Sempre surge uma compreensão muito mais ampla das diferenças depois da troca de experiências. Um líder precisa estar atento à diversidade que encontrará entre seus subordinados, pois é ele que estabelece a visão de sua empresa", acredita.

http://www.valor.com.br/brasil/995980/utilidade-de-contar-historias

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