22.2.08

Valor Econômico - coluna Avant Première

Avant-Première

22/02/2008



Espetáculo do crescimento


O incentivo à cultura se expandiu de forma alinhada com o crescimento da economia em 2007. Dados preliminares do Ministério da Cultura revelam uma elevação de 5,6% nos recursos doados no ano passado, totalizando R$ 891 milhões. A Petrobras mantém a tradição e lidera o ranking das companhias que mais investiram no setor. É seguida - como sempre - pela Vale. A Telefônica ocupa o terceiro lugar, o Banco do Brasil, o quarto, e o Bradesco, o quinto. O balanço será concluído na primeira semana de março.


Veja o filme, leia o livro


O Urso de Ouro conquistado por "Tropa de Elite" na semana passada deve incrementar ainda mais as vendas de "Elite da Tropa", livro que serviu de base para o filme de José Padilha. São os números que insinuam: até setembro, o título da Objetiva teve vendagens de 50 mil exemplares. A partir de outubro, quando o longa estreou nos cinemas e o livro recebeu capa com a imagem do cartaz do filme, mais 75 mil exemplares foram comercializados.


Sem tapete vermelho


"Meu Nome não É Johnny", que nos últimos 3 anos vendeu 7 mil exemplares, também ganhou capa nova reproduzindo o cartaz do filme e elevou cerca de 50% suas vendas em 2 meses. "O Caçador de Pipas" (1,6 milhão de cópias comercializadas no Brasil) registrou aumento de 25% na venda depois que o filme entrou em cartaz. Já a estréia de "O Amor nos Tempos do Cólera" fez ressurgir o interesse no clássico lançado em 1986: a média mensal de 450 exemplares vendidos subiu para 2,8 mil cópias em dezembro e 5 mil volumes em janeiro.


Sai debaixo


Depois de dez anos batalhando patrocínio, Miguel Falabella conseguiu os R$ 7 milhões necessários para a comédia de costumes "Polaróides Urbanas", seu primeiro filme como diretor. A estréia é na sexta-feira 29, em 35 salas do Rio e de São Paulo. Sua expectativa é alcançar 1 milhão de espectadores.


Robinson Borges, com a colaboração de Olga de Mello, do Rio